quarta-feira, 6 de maio de 2009

A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA


De todas as manifestações artísticas, a fotografia foi a primeira a surgir dentro do sistema industrial. O mercado encontrava-se numa fase de profunda mudança, pode-se dizer que a fotografia neste contexto atingiu a todos por meio de novos produtos, ela possibilitou a maior democratização do saber, tornando o mundo portátil e ilustrado.
Fonte:
http://www.escolafocus.net

A arte de registrar imagens é uma necessidade desde da época primórdios, tempo em que o homem deixava suas marcas nas cavernas e os pintores faziam seus primeiros registros, que o homem vem galgando a arte de fotografar.

Com o advento da tecnologia, tudo foi se tornando mais fácil devido às grandes mudanças, mostrando ao mundo que tudo é possível, desde câmeras chamadas lambe-lambe aos dias atuais onde as máquinas digitais estão por toda parte, em celulares, web cam precisando apenas de um click para ter a fotografia do jeito que desejar.

As relações das pessoas acabaram mudando depois da chegada das fotografias digitais, tornando mais fácil visualizar seus álbuns em computadores, sem a necessidade de revelar as fotos.




“... um país se faz de homens, livros e... fotografias.”
Monteiro Lobato

O MUNDO VIA CELULAR

“… o celular deixou de ser uma necessidade para virar uma ansiedade. E toda a ânsia nos mantém reféns. Quando vejo alguém checando suas mensagens a todo minuto e fazendo ligações triviais em público, não imagino estar diante de uma pessoa ocupada ou poderosa, e sim de uma pessoa rendida: alguém que não possui mais controle sobre seu tempo, alguém que não consegue mais ficar em silêncio e em privacidade…”, na qual ela ainda conclui “… os celulares estão a cada dia menores e mais fininhos. Mas são eles que estão botando muita gente na palma da mão.”

Crônica Martha Medeiros chamada “o Reinado do Celular”

A primeira chamada de um telefone celular foi realizada em 3 de abril de 1973, em Nova York (EUA), por Martin Cooper, então gerente geral da Motorola. O aparelho utilizado pesava cerca de um quilo e média de 25 cm de comprimento por 7 cm de largura, com uma bateria que se esgotava após 20 minutos de conversa.
Fonte:
http://br.geocities.com/babivirtual2002/Index.htm

Antigamente telefones eram usados simplesmente para o básico, ligar e receber ligações, comparando-os as tecnologias de hoje, levamos um susto o quanto evoluiu, hoje temos celulares com TV, acesso a internet, troca de arquivos e são tão minúsculos que mal cabe palma na mão.

Essas invenções que estão apenas no começo fazem com que as pessoas se empolguem cada vez mais, a procura de novidades, levando as empresas a saírem numa corrida frenética para ver quem fica na primeira fila, com lançamentos que não duram três meses, daí vem outros com tecnologia mais avançada, levando as pessoas consumirem cada vez mais.

Enquanto umas lucram outras são desestruturadas, um exemplo é, para que vou comprar um relógio se tenho celular para ver hora, essas mudanças conseqüentemente acabam aumentando o nível de desemprego e fazendo com que as empresas procurem suporte para se manter no mercado.

terça-feira, 5 de maio de 2009

FITA CASSETE: TECNOLOGIA NÃO ESQUECIDA

A evolução da tecnologia não pós de lado a fita cassete, lançado oficialmente em 1963, invenção da empresa holandesa Philips, ainda é a fonte mais segura de armazenamento de dados devido sua durabilidade, diferente do cd, que ao longo do tempo podem ser arranhados e assim perdendo dados guardados neles, segundo o site Inovação Tecnológica.

A melhor opção para o armazenamento digital de longo prazo hoje disponível é a fita magnética, que tem uma vida útil estimada em 100 anos. E, uma vez gravada, ela não consome energia. É por isso que empresas e governos utilizam sistemas de armazenamento e backup em fitas magnéticas. A vida útil estimada dos discos ópticos, como CDs e DVDs, não passa de 10 anos, uma marca da qual os discos rígidos nem se aproximam, devido ao desgastes constantes de suas inúmeras partes móveis.
Fonte:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=sistema-de-armazenamento-digital-de-longo-prazo-evolui-com-a-tecnologia&id=010150080423*

Lembro-me que na década de 80 e 90 eram vendidas fitas cassetes como a maior tecnologia, mas nem todos podiam ter essa tecnologia em casa, pois um aparelho de som tinha um custo muito alto, só possuía quem realmente podia,eram os chamados aparelhos três em um, com rádio, deck duplo e toca discos.

A fita cassete nunca saiu de cena, apenas abriu espaço para essas novas mudanças tecnológicas que está chegando cada vez mais veloz.